"Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria."
Provérbios 18:1

"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas." (Horácio)

"A melhor maneira de melhorar o padrão de vida está em melhorar o padrão de pensamento". (U. S. Andersen)

terça-feira, 26 de maio de 2015

UMA ADVERTÊNCIA DE DEUS.

É evidente que o tempo da vinda de Cristo Jesus está prestes a se cumprir, os sinais são reais e confirmam as escrituras sagradas. Está tudo de forma visível daqueles acontecimentos descritos pelo Senhor Jesus em Mateus 24,  todavia há algumas pessoas que ainda não se deram conta disso e vivem como se nada estivesse acontecendo, ou fosse acontecer. E como apresentado pelo Aposto Paulo em 2 Timóteo 3: 1 - 9 que diz:
Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,
sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,
traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes.
São estes os que se introduzem pelas casas e conquistam mulherzinhas sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos.
Elas estão sempre aprendendo, mas não conseguem nunca de chegar ao conhecimento da verdade.
Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé.
Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos.

Estas palavras de Paulo parecem que foram escritas no presente século, e evidenciam a realidade de um mundo atual onde as pessoas buscam a solidariedade pública, mas permanecem mais amantes de si do que com interesse em frutificar para que outros sejam beneficiados com seus atos.


... DEUS NOS FEZ MELHOR DO QUE AQUILO QUE ACHAMOS!

Na vida precisamos estar sempre em busca de novas oportunidades para crescermos como pessoas, estudantes, profissionais e procurando ser útil e contribuir a algum intento. No Reino de Deus não é diferente, em Lucas 13: 6 - 9 esclarece isso de forma exemplar:
Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum.
Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra? ’
"Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei.
Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’ ".

Façamos então a explanação dos pontos para uma melhor introspecção e aplicação prática:

1 PRIVILÉGIOS IMPORTAM EM RESPONSABILIDADES

1.1. A figueira foi plantada, e "toda a planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada (Mt 15.13). Perceba que a figueira não estava ali por acaso, tem um motivo para estar ali. Você faz parte do plano eterno de Deus. Ele escolheu você, chamou-o e o salvou.
1.2. A figueira estava em lugar de destaque, ela estava no meio da vinha. Deus também nos deu lugar de honra, somos cabeça e não cauda, somos filhos. Somos herdeiros, somos luzeiros do mundo. Somos o povo que dá sentido ao mundo, somos sal. Somos luz, perfume, menina dos olhos de Deus.
1.3. A figueira estava em solo fértil. Temos tudo da parte de Deus para produzir fruto: temos a Palavra, a Oração, o Poder do Espírito Santo. Fomos plantados junto aos ribeiros de águas, fomos plantados em Cristo.
1.4. A figueira tinha elevação ensolarada, e se elevava bem acima da vinha. O firmamento lhe pertencia todo, se destacava na aparência: beleza, pompa, folhagem. Temos templos, conforto, pessoas cultas, desfrutamos de todas as bênçãos do céu.
1.5. A figueira tinha maturidade, aquela figueira tornou-se adulta, o dono foi a ela três anos consecutivos, ela teve ampla oportunidade de produzir fruto. A quanto tempo você está na Igreja? A quanto tempo você é cristão? Quantos frutos você já produziu? Muitos estão sem frutos, secos, enterrando talentos.
1.6. Deus espera frutos de nossa vida. Ele procura fruto e não folha - Deus não se satisfaz com aparência, fachada, beleza exterior. Ele quer fruto. Doutrina sem vida, fé sem obra, palavra sem prática não agradam a Deus. Ele tem o direito de esperar fruto, Ele nos plantou, cuidou de nós, nos amou. Ele entregou Seu Filho, Ele mandou-nos o Espírito Santo. Ele nos deu Sua palavra, Ele coloca o Seu poder ao nosso dispor, nos capacitou com dons. O propósito de Deus é encontrar em nós muito fruto (Jo 15.8).

2. A INOPERÂNCIA É UM CONVITE AO DESASTRE

A esterilidade não é um mal neutro, mas desastroso, a figueira só estava tirando força e substância da terra e em troca não estava produzindo nada. Ela tirava de outras árvores por meio de sombra e absorção, o calor e a seiva. Quando somos estéreis e inoperantes, prejudicamos a obra de Deus, "ou você é benção ou maldição; ou ajunta ou espalha; ou é por Cristo ou contra Cristo." 
A inoperância e esterilidade são uma negação da fé que professamos - porque sou crente? Porque vou a Igreja? O que Deus espera de mim? Medite:
Quando eu não dou fruto, ocupo o lugar inutilmente;
Quando a figueira não tem fruto ela mente, porque a folha é sinal de fruto;
Quando a figueira não tem fruto ela frustra o dono que fez nela um grande investimento;
Quando a figueira não tem fruto as pessoas passam fome perto dela;
Quando a figueira não tem fruto ela frustra o seu propósito de dar glória a Deus;
A esterilidade crônica enseja uma intervenção radical de Deus: "pode cortá-la". Todo o ramo que, estando em mim, não der fruto, ele corta (Jo 15.2).

3. O EVANGELHO DA GRAÇA NOS OFERCE UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE

Hoje é dia de restauração. De volta. De acerto. Se você se sente vazio, afastado, sem fruto, é hora de acertar sua vida com Deus. Por exemplo o filho pródigo = um novo começo para os afastados; Pedro = restauração depois de caído; Éfeso = volta ao primeiro amor, aos que estão trabalhando, mas sem intimidade com Deus.
Eis alguns pontos para a restauração:
A eficácia da intercessão de Jesus. Jesus intercede por você como intercedeu por Pedro. Ele conhece as suas frustrações, suas quedas, Ele ainda clama em seu favor.
O perdão de Deus, suspende o castigo já decretado. "Deixe-a este ano". O poder do perdão. Jacó = vamos começar tudo outras vez. Deus apaga as suas transgressões. Ele não leva em conta seus pecados. Não menospreze a paciência e a bondade de Deus.
O investimento de Deus para sua restauração. Deus oferece não apenas perdão a você. ele investe em você. Observe os pontos:
Escave ao redor_ É preciso abrir sulcos - isso as vezes dói, fere, mexe, corta as raízes, desinstala muita coisa acomodada.
Ponha adubo_ Como Deus revitaliza nossas raízes? Pela palavra, jejum, comunhão, testemunho. Não jogue fora estes recursos de Deus. Deus está dando a Igreja uma nova oportunidade: ser uma Igreja viva, santa, alegre, acolhedora, evangelizadora, missionária. 
Deus está lhe dando uma segunda oportunidade no seu casamento - na sua relação com os seus pais, com seus filhos e tem colocado pessoas que podem contribuir em seu crescimento.
Vamos voltar ao primeiro amor. A porta do arrependimento ainda não se fechou, este é o grito e o soluço do coração de Deus.

4 A PACIÊNCIA DE DEUS TEM LIMITES - HÁ UMA OPORTUNIDADE FINAL

Deus adia o julgamento, mas não o anula a não ser que haja arrependimento. Deus sempre deu chances ao homem para se arrepender antes do juízo. exemplo: DILÚVIO, SODOMA, NÍNIVE, A SEGUNDA VINDA DE CRISTO.
O machado já está exposto a raiz das árvores. Se deixarmos passar as oportunidades, se endurecermos o coração à voz de Deus, se continuarmos omissos, inoperantes e estéreis. Nós mesmos estaremos lavrando a nossa sorte e seremos cortados e arrancados da vinha de Deus. Se rejeitarmos a restauração o juízo será inevitável e inapelável.

...CONCLUSÃO

Com base no que foi exposto até aqui, pode-se perceber que não há uma conclusão. Você decide o que será.
Se você se sente uma figueira estéril, cortada, seca, o Deus dos milagres pode fazer você frutificar, como fez a vara seca de Arão florescer.    

O que nos faz crescer na presença de Deus? Parte II

Abordaremos neste estudo outra situação também ligada à questão temporal, o “PLANEJAMENTO”, assim como a escassez de tempo o planejamento é fundamental para ganharmos tempo. Nesse exato momento em que escrevo estas linhas, acontece uma discussão básica sobre as questões do sistema na empresa, do tipo: o que era para ser feito e o que foi feito de fato; houve um equívoco; eu já disse que tinha terminado; não será possível terminar neste prazo etc.etc. há um desperdício de tempo, tudo por causa de um mau planejamento, o que torna a tarefa mais exaustiva, estressante e tudo aquilo que era para ser fácil e rápido em cansativo e demorado.
Isso me faz lembra de uma passagem em que o nosso amigo Jesus narra o seguinte: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?” (Lucas 14 : 28). Fantástico não é? Ele fala exatamente da questão do planejamento! Agora observem esta notícia: “Em meio à reforma do Maracanã, os técnicos do consórcio responsável pelas obras descobriram que as marquises originais, construídas para a Copa de 1950, estão condenadas. O estádio vai precisar de nova cobertura. Resultado: o valor total, que já estava em R$ 712 milhões, vai superar R$ 1 bilhão até a conclusão.Os engenheiros lembraram que a obra foi planejada para 50 anos e já tem 60 – portanto, ultrapassou em muito o tempo de validade.
Além do aumento do custo (se você somar todas as reformas do Maracanã nos últimos anos daria para construir uns três estádios novos), as obras talvez não fiquem prontas até o fim de 2012, como estava previsto. Neste caso, o principal estádio da Copa de 2014 talvez não possa sediar a Copa das Confederações, o evento teste realizado sempre um ano antes do Mundial.
Autoridades e responsáveis pela obra garantem que o prazo será mantido, apesar de todas as mudanças do projeto e da necessidade de construir uma nova marquise.
Nenhuma surpresa com a multiplicação dos gastos, certo?”
Fonte: http://mariomarcos.wordpress.com/2011/03/18/custo-da-reforma-do-maracanã-vai-passar-de-r-1-bilhao/
Percebem o choque das informações? O que Jesus nos ensina e o que acontece quando fazemos a nossa maneira?
Muitas vezes me pergunto, meu Deus quando será que poderei viver de fato uma intimidade contigo, como aquela que teve Moises, Abraão, Daniel, Davi, Elias, Josué, Isaías, Paulo etc. etc. Estas pessoas tinham um contato direto contigo, de forma constante, independente do momento. E o que seria de fato esta passagem: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” (João 14 : 12) . Por acaso você já se perguntou isso? Já teve a vontade de chegar a um paralítico e movido pela intima compaixão do espírito santo dizer aquelas clássicas palavras como: “levanta e anda em nome de Jesus!” ref. (Mateus 9 : 6); (Atos 3:6). Por que será que não vivemos isso? Neste exato momento o espírito santo me faz lembra de uma passagem que está em I Coríntios 1:28 e 2:15, com base nestas duas passagens do Ap. Paulo, este mesmo espírito santo me traz a memória uma música muito famosa cujo título é: Tendo a Lua, do grupo paralamas do sucesso, e um trecho me chamou muito a atenção para a questão que citei a cima, que é o seguinte: “...Querendo ver o mais distante e sem saber voar, desprezando as asas que você me deu...” você consegue captar a ideia desta frase? Como podemos ir além com o Senhor Jesus se ainda não sabemos os fundamentos e alicerces do evangelho? (Hebreus 5:13 e 14); Em certos momentos de nossa vida, de fato desprezamos aquilo que Deus tem nos dado. Às vezes um emprego, a família, o casamento, uma amizade, uma oportunidade, e uma chance de recomeço e ficamos apegados a sentimentos que serão como um câncer em nossa vida, nos matando aos poucos. Percebem a ligação com este trecho da música? Em outro momento desta música temos o seguinte: “...Eu vi o meu passado passar por mim...” de que forma você tem vivido? É apenas um espectador de si mesmo, observando as coisas acontecerem sem fazer nada? E reclamado de quem tenta fazer que consequentemente cometerá erros, porque só não erra quem não faz! Agora a parte mais interessante da música é o seu refrão: “...Tendo a lua aquela gravidade aonde o homem flutua, merecia a visita não de militares, mas de bailarinos e de você e eu...” ora, aqui o escritor resume tudo, ele sabe que a lua possui a gravidade onde o homem flutua e de certo não merecia a visita de militares e sim de bailarinos, já se perguntou por quê? O bailarino possui movimentos e flexibilidade para este tipo de situação, enquanto o militar é treinado para outras situações e combate e não para andar em superfície lunar! Entendeu agora o porquê você está lendo este estudo, e se sente motivado ao ler a palavra de Deus e tem o desejo de fazer algo em prol do evangelho, é exatamente isso! Deus nos chamou para sermos os seus “bailarinos” e andarmos em lugares onde o homem natural não tem como andar, não sabe o que fazer, e consequentemente não aguentará o peso gravitacional que ira contra ele em determinados momentos. Já percebeu que às vezes passamos certas lutas que achamos até que iremos morrer de tanto estresse e dificuldade provocado pela pressão espiritual e psicológica? E “do nada”, vem àquela força, solução e socorro, e que todo aquele problema pareceu nunca ter existido? Sabe por quê? A bíblia responde: “Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11 : 30); “... e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28 : 20).  
Talvez, possa parecer que eu tenha fugido um pouco do assunto, mas na verdade tudo o que disse até aqui faz parte de um PLANEJAMENTO, você conseguiria ler um livro de 150 páginas em 24h, tendo que sair às 6h para ir ao trabalho impossibilitado de ler no ônibus pelo motivo de lotação, com uma hora de almoço e largando às 19h mais uma vez impossibilitado de ler no ônibus pelo motivo de lotação, chegando em casa às 20:30h, tomar banho, jantar e dormir, para no dia seguinte fazer tudo de novo? Bem, acredito que seja possível desfolhar as 150 páginas, em menos de 1 hora, agora inferir este conhecimento nestas condições é basicamente inviável. É necessário um bom planejamento talvez em uma semana ou duas seja possível ler e assimilar o conteúdo deste livro. A mesma coisa acontece com o evangelho, precisamos nos planejar e saber onde queremos chegar, de repente algumas pessoas se contentam somente com a palavra do pastor aos Domingos, e está tudo bem. Outros porém, buscam durante a semana algum alimento, com cultos nos lares, na Igreja e leituras. E há aqueles que só se lembram de Deus na doença, na solidão, depressão, falta de dinheiro e por aí vai. E existem também, aqueles que além de buscarem durante a semana, e aos Domingos, querem fazer algo mais além disso, como visitar pessoas em hospitais, asilos, prisões, promoverem reuniões, montarem grupos de estudos, realizarem eventos jovens ou evangelísticos e por aí vai. A questão é que Deus capacita e dá oportunidades para aqueles que querem fazer alguma coisa e não vivem reclamando da vida, simplesmente fazem. Daí a importância do planejamento, meu amado irmão, não pense que ter intimidade com Deus é ir a Igreja todos os dias de semana, e aos Domingos, é muito mais do que isso! É ser participante do “ide” de Jesus, é fazer mais do que a sua parte, é ajudar o próximo, é abrir mão da sua vontade para a vontade de Deus! Nestes últimos tempos, tem pessoas que chegam até mim e dizem que precisam de dinheiro para ter uma qualidade de vida e tal, e que trabalham tanto e nunca tem dinheiro, será que estas pessoas já pensaram em se planejar para tal coisa, ou abrir mão de suas vontades hoje a fim de conseguirem dinheiro para viver melhor? 

Que possamos refletir nestas palavras simples, porém com muita profundidade para aqueles que assim como eu estão cansados de uma vida “boazinha” e desejosos de uma vida excelente, perfeita, maravilhosa, espetacular, fantástica, deixemos a “vida boa e tranquila” para os mediocres e hipócritas, vivamos uma vida sobrenatural com Jesus Cristo, cheia de desafios e aventuras, vivamos o impossível. E desejo que as minhas palavras sejam as suas palavras. Vivamos o novo de Deus hoje e para todo o sempre, amém!

O que nos faz crescer na presença de Deus? Parte I

Atualmente podemos notar que, as facilidades deste tempo presente muita das vezes tem nos distanciado de Deus e de seus mandamentos. Hoje exitem muitos compromissos, muitos afazeres e o tempo não é suficiente para tanta coisa (por exemplo, no exato momento em que estou escrevendo, faltam 2 minutos para finalizar o horário de almoço e assim que terminar, existem planilhas para analisar, ligações para fazer, legislação para pesquisar, cadastrar informações no sistema e uma lista com mais ou menos 40 pendências para sanar, entre as consultas diárias etc). É perceptível a escassez temporal para tantas coisas, e a pergunta fica no ar. E Deus?
Em meio a tantas obrigações como ter um tempo para Ele? Será que orar e ler a bíblia só aos Domingos resolve? Nos aproxima mais dEle? Conseguiremos o que pedimos? Afinal de contas, Deus é o criador do trabalho, e por isso trabalhamos, para sustentar a família, ter dinheiro, pagar as contas, nos vestirmos e tirarmos o dízimo e as ofertas. Então teremos outra pergunta: na hora de evangelizar, pregar a palavra, expulsar demônios, curar algum enfermo ou até mesmo ressuscitar uma pessoa, podemos falar: Deus sabe da minha situação e que não tenho tempo? Mas em nome de Jesus seja curado/liberto/abençoado... será que essa velha e esfarrapada desculpa de falta de tempo cola? Será que Deus leva isso em consideração e nos dá crescimento e plena comunhão se não o buscarmos; culpando o trabalho, a escola/faculdade, a família, o filho...? E aquele irmão que abre mão de tudo isso para ter intimidade com o Pai, será que esta pessoa que não tem tempo, poderia ter a mesma unção do que aquele que abre mão de seu tempo para Deus? Seria isso justo? Reflitamos o porquê em alguns momentos em nossas vidas achamos que Deus nos abandonou.
Por acaso, você já se perguntou o que é necessário para crescer na presença de Jesus? (nossa é incrível, enquanto escrevo isto, acaba de se reunir um grupo de colegas na sala de estudos da faculdade e estão orando de mãos dadas em circulo, e começam a adorar a Deus com a canção “em espírito e em verdade, te adoramos” e começou a chegar mais gente para se unir ao grupo... é fantástico! São jovens se rendendo aos pés de Jesus, é emocionante ver isto, e estou cheio de vontade de me unir ao grupo, mas preciso terminar esta parte do estudo e ir a aula agora). Acredito que este exemplo seja ótimo para responder a pergunta acima, precisamos de “atitude”, romper com hábitos e costumes e tradições, não somos religiosos e sim amigos de Deus, pois ele nos trata como tal, percebe a grandeza disso?

Boa reflexão e ótima semana!